Em filmes de ficção científica missões tripuladas até outros planetas só são possíveis por conta da tecnologia de dobra espacial. Atingindo velocidades próximas a da luz em poucos minutos, bilhões de anos-luz são percorridos e o destino é alcançado em instantes.
Na vida real a tecnologia de dobra ainda é uma realidade distante. Cientistas e pesquisadores concordam que para alcançar sistemas solares próximos com missões tripuladas, seriam necessários métodos diferentes.
- Carl Sagan - A vida procura pela vida
- Projetos visam a colonização do espaço
- Evolução nas técnicas de busca por ets no universo
- Viagens tripuladas à lua: Conheça os novos projetos espaciais
- Você conhece o seu lugar no universo ? Saiba mais sobre as dimensões do cosmo
As limitações para se viajar no espaço incluem distrofia muscular pela falta de gravidade e o tempo de missão, já que mesmo a estrela mais próxima da Terra, a anã vermelha α Centauri C, está a uma distância aproximada de 4,22 anos-luz do nosso planeta.
Recentemente a Nasa anunciou o interesse em financiar pesquisas sobre hibernação humana para viagens longas. A ideia é minimizar os gastos em recursos para sobrevivência de uma tripulação a caminho de Marte, que em condições normais consumiria muitos recursos.
"O avanço recente da medicina impulsiona a habilidade de induzir estados de sono profundo (por exemplo, o torpor) com taxa de metabolismo significativamente reduzida, em humanos, por grandes períodos de tempo", escreveu o autor da proposta, John Bradford, da empresa Spaceworks Engineering.
Fonte