"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

27/10/2012

Primeira fotografia do espaço foi feita de míssil nazista

A tecnologia pioneira empregada em foguetes é de origem nazista. O visionário responsável por tanto foi Wernher Von Braun, cientista autor do processo empregado em foguetes, que deu origem ao V-2, primeiro míssil balístico produzido.

A tecnologia deveria mudar o curso da Guerra. Porém, o índice de falhas nas fábricas com mão de obra escrava ultrapassavam as expectativas. Hitler perdeu a Guerra e a tecnologia caiu em mãos norte-americanas.

Além de arma, a invenção de Von Braun poderia ser usada como pedra fundamental para exploração espacial, atividade bem estudada pelos E.U.A já em 1946.

Documentário sobre o V-2 - Confira:



O lançamento do Sputnik pelos soviéticos em 1957 não foi a primeira tentativa bem sucedida de alcançar o espaço. Em 24 de outubro de 1946, cientistas e militares norte-americanos usaram o V-2, inicialmente uma arma de Guerra, para fotografar a Terra do espaço. [imagem ao lado]

Com uma câmera acoplada ao foguete alemão capturado, foram feitas imagens a 100 km de altitude. A câmera, protegida por uma caixa de aço, tirou dezenas de fotos e caiu na Terra.

A fotografia não registou a coloração do nosso planeta, e foi usada como ponto de partida para o desenvolvimento de tecnologias que permitissem melhores imagens da Terra.