"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

09/09/2012

HD genético: Armazenando informações digitais em gramas de DNA

Armazenar uma grande quantidade de informação se tornou difícil na era digital. A busca por novas tecnologias que supram essa necessidade básica nos trazem outras importantes descobertas.

Colocando em prática a capacidade de armazenamento do DNA humano, pesquisadores da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram armazenar 70 bilhões de cópias de um livro - ou 700 terabytes - em um grama de DNA, sendo que um grama de DNA pode armazenar 455 bilhões de gigabytes, ou mais de 100 bilhões de DVDs.

Segundo a Revista Veja do dia 12 de setembro de 2012, apenas 4 gramas de DNA são capazes de armazenar todas as informações digitais produzias pela humanidade até 2011. Porém, o site oficial da universidade de Harvard aponta outro resultado: 4 gramas de DNA armazenariam todas as informações digitais produzidas em 1 ano na Terra. Imagem digitalizada: 

Capaz de manter as informações por "milhares" de anos, o DNA parece ser o futuro do armazenamento de dados. Além da quantidade de informações e a durabilidade, outra vantagem encontrada é a facilidade de leitura, já que as informações gravadas são baseadas em um código matemático universal, facilmente decifrado por gerações futuras, ou quem sabe, civilizações extraterrestres avançadas.

Fonte