"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

04/05/2012

Programa de Ônibus espaciais: Três décadas de exploração

O primeiro Ônibus espacial construído foi o Enterprise, em homenagem à nave comandada pelo Capitão Kirk em Star Trek. Projetado sem motores, nem escudos térmicos, o Ônibus espacial não pôde realizar nenhuma missão espacial, sendo usado apenas para testes de pouso e de aerodinâmica.

Das pesquisas com base no protótipo, surgiu o Columbia, o primeiro de cinco naves operantes deste tipo, sendo elas: Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour.

Lançado em abril de 1981, o Columbia foi o primeiro da série de naves reaproveitáveis. Em Fevereiro de 2003 o veículo espacial enfrentou problemas na reentrada, resultando na sua explosão e morte o sete astronautas.

Artigos relacionados:
Reportagem do Fantástico sobre o acidente com o Ônibus espacial  - Confira:
Depois de três décadas de missões, e o fim da era dos Ônibus espaciais, o Enterprise foi transportado de Washington DC para Nova York a partir de um Boeing 747.

No dia 27 de abril a nave chegou em Nova York para ficar em exposição no Museu Marítimo e Aeroespacial Intrepid, depois de passar 27 anos estacionado no National Air and Space Museum.
Charles Bolden - diretor da Nasa - destaca:

"(...) o Enterprise é um tesouro nacional e ajudará a inspirar a próxima geração de exploradores"

O transporte foi transmitido por emissoras de Tv e fotografado por centenas de pessoas. Em vídeo, veja como foi - Confira: Com o fim do programa de Ônibus espaciais os E.U.A contam com a "ajuda" da Rússia para transportes espaciais até a Estação Espacial Internacional.