"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

17/01/2012

Missões tripuladas à Marte e a colonização do planeta

Marte é hoje o planeta mais promissor para o início da colonização espacial. Por sua localização e semelhança com a Terra, é a melhor aposta para futuras missões tripuladas e construção de colônias humanas permanentes.

A curiosidade em conhecer o que nos cerca fez com que o primeiro homem se aventurasse no espaço em 1961. Como se não fosse o bastante, em 1969 a Nasa mandava três astronautas à Lua. No total, 12 astronautas já pisaram no satélite.

Planejando ir além, Marte parece estar cada vez mais próximo de receber as primeiras missões tripuladas. Percorrer os 384.405 km que nos separam da Lua só foi possível graças ao foguete Saturno V. O maior e mais potente foguete já construído. 111 metros de altura, 10 metros de diâmetro, com mais de 3 mil toneladas, a série de foguetes Saturno realizou com sucesso todos os seus lançamentos.

Veja também:
Marte está à 56 milhões de quilômetros da Terra. Chegar até o planeta vermelho requer um foguete maior e mais potente do que o Saturno V. A construção do foguete responsável por missões tripuladas até Marte já começou. O SLS - Space Launch System - será capaz de transportar até 130 toneladas e chegar até seu destino - Marte - em menos de quatro meses.

Saturno V - Vídeo
Foguete SLS - Artigo

"Uma missão só de ida a Marte seria o primeiro passo para o estabelecimento de uma presença humana permanente no planeta," explicou Dirk Schulze-Makuch, da Universidade do Estado de Washington.

O primeiro lançamento não tripulado do SLS está programado para 2017. A primeira missão tripulada para Marte, até 2030 - Confira: