"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

15/12/2011

Subsolo de Marte é capaz de abrigar formas de vida menos complexas

Juntamente com a lua Europa e a lua Titã, Marte se destaca por ser um dos astros com melhor condição ambiental para o desenvolvimento de vida extraterrestre em nosso Sistema Solar.

Comparando as condições ambientais no planeta vermelho com as encontradas na Terra, cientistas australianos anunciaram que vastas regiões do subsolo de Marte são capazes de abrigar formas de vida microbiana.

Para investigar mais precisamente a possibilidade de vida no subsolo de Marte, a NASA lançou o robô Curiosity. O mais caro e sofisticado equipamento já enviado à outro planeta.

Artigos relacionados
"O que estamos tentando fazer é, simplesmente, pegar todas as informações de que dispomos, uni-las e perguntar: este conjunto é coerente com a vida em Marte?", destacou o astrobiólogo Lineweaver. "A resposta é sim. Vastas regiões de Marte são compatíveis com a vida terrestre na comparação das temperaturas e da pressão do planeta Marte", completou.

Até hoje, nenhum rastro de vida orgânica foi detectada no planeta, embora hajam provas de que já houve água em Marte.

"A química que produz a vida é reproduzida facilmente por todo o cosmo. Parece improvável que sejamos os únicos seres inteligentes. É possível mas improvável!" - Carl Sagan

Fonte