"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

29/12/2011

Sondas entram na órbita da Lua para investigar sua origem

Interessada em estudar a estrutura subterrânea da Lua e entender melhor a origem do satélite da Terra, a NASA - Agência Espacial norte-americana - lançou no dia 10 de setembro duas sondas avaliadas em 500 milhões de dólares cada, para o monitoramento do satélite.

"Essa missão permitirá rever todos os textos e artigos relativos à evolução da Lua", afirmou Maria Zuber, chefe de investigação da GRAIL do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

A primeira sonda - Grail-A - está programada para começar a orbitar o satélite no dia 31 de dezembro, acompanhada logo em seguida pela Grail-B, que fará o mesmo em 1º de janeiro de 2012 . Ambas traçarão um mapa da gravidade da Lua, medindo os efeitos desta força sobre suas trajetórias orbitais.

A missão Grail pode também revelar se a Terra teve uma segunda lua menor. Há astrônomos que acreditam que algumas das marcas na superfície da Lua são resultado de uma colisão com um satélite menor.

Animação explicativa - Confira:

O primeiro contato com a Terra está previsto para o início de março de 2012. A missão abre caminho para a exploração de pontos desconhecidos do satélite, mesmo depois de 109 missões, 12 delas tripuladas.

Grail = Gravity Recovery and Interior Laborator