"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

01/12/2011

O futuro das viagens espaciais: Elevador espacial

Chegar ao espaço a partir de foguetes é a única forma de escapar da gravidade da Terra. A tecnologia empregada em foguetes espaciais é cara, e igualmente perigosa.

Há 55 anos a União Soviética colocava em órbita o Sputnik II. Em 1961, Yuri Gagarin fazia o primeiro voo orbital.

Em uma história de conquistas, e inúmeros fracassos, o homem sempre buscou aperfeiçoar sua ideia de chegar ao espaço, e até, em planetas próximos à Terra. Em 1865 Júlio Verne publicava "De la Terre à la Lune", a história de um grupo de homens que viajavam até a Lua. Em 1969 a missão Apollo 11 fez ser possível a ficção de Verne, como se qualquer coisa, a partir daquele momento, fosse possível.

Artigos relacionados:
Em busca de uma tecnologia barata, segura, e rápida, cientistas tentam descobrir uma forma para que as viagens espaciais se tornem ainda mais eficientes. Assim, adiantaríamos a colonização do espaço, pela facilidade em se viajar para um posto avançado em órbita terrestre, assim como a ISS. Um espaçoporto para missões com destino para além de Marte.

A resposta para uma necessidade tão recente estava em 1895.

No século XIX o cientista russo Konstantin Tsiolkovsky inspirou-se na Torre Eiffel em Paris para considerar uma torre que chegasse ao espaço. Ele imaginou a colocação de um "castelo celestial" no fim de um cabo fino. Assim, Tsiolkovsky, em 1895, criou o conceito de elevador espacial, seriamente estudado por cientistas hoje e aperfeiçoado ao passar do tempo.

Um visionário, assim como Júlio Verne - Confira:
Em 9 de setembro de 2005 o LiftPort Group apresentou sucesso em seus testes com elevadores espaciais. Em fevereiro de 2006 a mesma empresa testou 1,609344 km de cabo de elevador espacial, feito de um composto de fibras de carbono e fibra de vidro, medindo 5 cm de largura e 1 mm de espessura, elevado por balões [Link]

Animação de como poderia ser a construção de um tipo de elevador espacial - Confira:

O esforço conjunto de dezesseis países fez ser possível a construção da Estação Espacial Internacional. Porque não um elevador espacial ?