"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

23/12/2011

Cometa é filmado por comandante da ISS no horizonte da Terra

Dan Burbank, comandante da Estação Espacial Internacional, capturou na última quarta-feira, 21 de dezembro de 2011, imagens do Cometa Lovejoy, focalizado a 386 km acima do horizonte da Terra. Burbank descreveu o cometa como a coisa mais incrível que já viu no espaço, em entrevista à WDIV-TV em Detroit.










Os cometas são verdadeiros fósseis espaciais. Trazem em sua composição os mesmos materiais que deram início ao Sistema Solar. Em 2011, a NASA mostrou interesse em amostras sólidas de cometas, desenvolvendo projetos para a captura por meio de um sistema de "arpões" lançados por sondas que recolheriam as amostras.

A ideia ultrapassa a tecnologia que recolheu  fragmentos da cauda do cometa Wild 2, em 2002, pela sonda espacial StarDust. Fragmentos que indicaram a presença de Aminoácidos no cometa, o que reforçou a ideia de vida extraterrestre na época.
Amostras sólidas, do interior de um cometa, são importantes para estudar o material que não foi alterado por fenômenos físicos e químicos do espaço. Apresentando as mesmas condições presentes no início de sua formação.

O cometa aparece no canto esquerdo do vídeo aos 18 segundos  - Confira:

Declarações do comandante, em inglês - Clique aqui.