"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

06/11/2011

Técnicas de busca por vida extraterrestre: A procura continua

Quantas civilizações extraterrestres avançadas capazes de captar sinais de rádio existem no universo ?

A tecnologia por trás da busca por inteligência extraterrestre começou com Nikola Tesla em 1896, quando ele mesmo provou ser possível contactar outras civilizações por meio de ondas de rádio. Uma tecnologia barada, rápida, que percorreria distâncias astronômicas em um curto espaço de tempo.

A ideia de varrer os céus em busca de sinais antecede as primeiras descobertas de planetas extrassolares. Depois, planetas extrassolares habitáveis. Abraham Loeb (Universidade de Harvard) e Edwin Turner (Universidade de Princeton) recentemente propuseram uma nova técnica, que acompanha a tecnologia atual aliada às últimas descobertas.

Segundo eles, os telescópios atuais já são capazes de detectar luzes no espaço de cidades do tamanho de Tóquio. A busca por esses sinais inteligentes é mais produtiva do que a busca por ondas de rádio, técnica cada vez mais substituídas na Terra por cabos ou por emissões de potência menor, voltadas para os satélites.

"Isto abre perspectivas totalmente novas para a busca por civilizações extraterrestres," afimam eles. Fonte

Artigos relacionados
As buscas por sinais inteligentes iniciaram na década de "60, com o astrônomo Frank Drake - [Link]. Drake deu início ao que hoje conhecemos como SETI [Busca por inteligência extraterrestre]. Apenas um único possível sinal foi captado até hoje, mais conhecido como "Sinal Wow" - [Link].

Saiba mais sobre o SETI em uma narrativa de Carl Sagan - Confira:

Há também quem divulgue a ineficácia da busca por outras civilizações através da emissão de ondas de rádio, já que as ondas não se propagam tão rapidamente, não alcançando grandes distâncias em um curto espaço de tempo - Confira:

A localização da Terra está em sondas mandadas para além do sistema solar. A Voyager [Link] por exemplo, situada nos limites do sistema solar, tem consigo saudações em diversos idiomas, e as sondas Pioneer 10 e Pioneer 11 receberam em seu corpo principal placas de ouro, caracterizando uma mensagem com a imagem humana, caso a Pioneer 10 ou 11 sejam interceptadas por seres extraterrestres - [Link]

A busca continua...