"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

13/10/2011

Vídeo da NASA mostra 3 anos de imagens feitas por robô Opportunity em Marte

Os robôs Opportunity e Spirit chegaram em Marte em 2004, e tinham como objetivo inicial estudar a superfície, a atmosfera e a geologia marciana. Desde então, centenas de imagens foram feitas e análises de solo conduzidas.

Spirit pousou em Marte em 4 de janeiro de 2004, após cinco anos e 127 mil imagens registradas, o jipe-robô atolou, e hoje serve como plataforma científica estacionária, já que se encontra incapaz de se movimentar e com duas das seis rodas quebradas.

"O Spirit não morreu. Ele apenas entrou em uma nova fase de uma longa vida", disse Doug McCuistion, diretor do Programa de Exploração de Marte da Nasa. Segundo ele, a atual imobilidade não implica em aposentadoria e há muito ainda que pode ser feito.

Artigos relacionados:
Vídeo da Nasa mostra imagens feitas pelo Opportunity - Confira:

Opportunity, que segue operante, chegou três semanas depois do pouso de Spirit. Em três anos (desde 2008, data em que sua nova missão - explorar Marte - foi dada) já percorreu 21 km, se tornando o equipamento com maior durabilidade mandado para Marte, na frente apenas da sonda Viking 1, com seis anos e 116 dias de trabalho científico.