"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

11/03/2011

Sonda da Nasa vai orbitar Mercúrio pela primeira vez

A fim de descobrir como a Terra e os outros planetas do sistema solar se formaram, a Agência espacial norte-americana prepara a chegada em Mercúrio da sonda Messenger. Lançada em 2004, estima-se que o equipamento entre em órbita no dia 17 de Março de 2011 e permaneça em órbita extraterrestre por um ano. Outras quatro missões para Mercúrio foram feitas, mas esta, é um acontecimento marcante para os cientistas, pois tem como objetivo monitorar com mais clareza a superfície do astro explorando sua órbita

O menor planeta do Sistema Solar - e também o mais próximo do Sol - Atinge seus 400 ºC. O maior desafio para a Agência foi construir um isolante térmico que impeça eventuais danos ao equipamento, e mesmo assim, parte do equipamento será derretido pela intensidade do calor - Reportagem:


Mercúrio é particular por sua temperatura ir do extremo frio ao excessivo calor. Outro ponto importante é a possibilidade de que mesmo próximo ao Sol, haja o armazenamento de toneladas de gelo em suas crateras escuras, já que os seus polos não recebem luz solar.


Curiosidade:
Entre 1974 e 1975 a sonda Mariner 10 sobrevoou o planeta e constatou penhascos ‘escarpados’ que cortam todos os tipos de formações geológicas. As análises sugerem um encolhimento do planeta. Leia mais [aqui]

Jean-Luc Margot, um dos cientistas da missão, acredita que será possível coletar dados que ajudarão os astrônomos a entenderem melhor os mistérios geológicos de Mercúrio, como o seu surpreendente magnetismo e densidade incomum. "Esta será nossa primeira olhada de perto neste planeta enigmático", disse o cientista.

Fonte