"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

12/01/2011

Telescópio Kepler descobre primeiro exoplaneta rochoso

A missão Kepler da NASA confirma a descoberta do seu primeiro planeta rochoso , chamado Kepler-10b. Medindo 1,4 vezes o tamanho da Terra, é o menor planeta já descoberto fora do sistema solar.

A descoberta desse chamado exoplaneta é baseado em mais de oito meses de dados coletados pela sonda de maio de 2009 e início de janeiro de 2010.

"Todas as melhores capacidades da Kepler convergiram para produzir a primeira evidência sólida de um planeta rochoso que orbita uma estrela que não o nosso sol", disse Natalie Batalha, principal autora do artigo sobre a descoberta aceita pelo Astrophysical Journal. "A equipe de Kepler assumiu um compromisso em 2010, sobre encontrar as assinaturas reveladores de pequenos planetas nos dados, e está começando a pagar."

Vídeo explicativo - Confira:


Kepler é a primeira missão da NASA, capaz de encontrar planetas do tamanho da Terra ou perto da zona habitável (a região em um sistema planetário onde a água líquida pode existir na superfície do planeta). No entanto, uma vez que orbita a cada 0,84 dias, Kepler-10b é mais do que 20 vezes mais próximo de sua estrela do que Mercúrio está do nosso Sol.

"A descoberta da Kepler b-10 é um marco significativo na busca por planetas semelhantes ao nosso", disse Douglas Hudgins, cientista do programa Kepler na sede da NASA em Washington. "Embora este planeta não esteja na zona habitável, é emocionante apresentar esses tipos de descobertas, que são possíveis graças a missão, e a promessa é de que muitas outras estão por vir", disse ele.

Fonte