"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

26/11/2010

Atmosfera com oxigênio é descoberta em lua de Saturno

Fora da Terra, pela primeira vez, uma sonda detectou atmosfera com oxigênio. A descoberta foi feita em órbita saturniana, pela sonda Cassini, mais exatamente ao estudar a atmosfera de Reia.

Segundo a Nasa, a atmosfera da lua gelada é 5 trilhões de vezes menos densa que a da Terra. A agência afirma que a formação de oxigênio e dióxido de carbono pode levar a reações químicas complexas nas superfícies de corpos gelados em outras partes do universo.

"Os novos resultados sugerem que atividades químicas complexas envolvendo oxigênio podem ser bem comuns no Sistema Solar e até no universo", diz Ben Teolis, um dos cientistas da equipe da Cassini. "Essa química pode ser um pré-requisito para a vida", diz o cientista, que afirma, por outro lado, que dificilmente há vida em Reia. "Toda evidência da Cassini indica que Reia é fria demais e desprovida de água líquida necessária para a vida como nós a conhecemos."

Acredita-se que por haver água líquida abaixo da superfície do Satélite, a interação entre oxigênio, dióxido de carbono e água, formem um ambiente propício para o surgimento e desenvolvimento de vida.

Fonte