"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

06/10/2010

Seth Shostak: Devemos procurar por máquinas alienígenas

Segundo o astrônomo Seth Shostak, a busca por formas de vida biológicas extraterrestres é ineficiente, Shostak afirma ser mais provável a localização de máquinas extraterrestes. Seres com caracteristicas artificiais são uma possibilidade, poderiam viver por tempo indefinido e controlar sua evolução sempre que necessário.

"Máquinas poderiam durar indefinidamente, e poderiam facilmente dominar a inteligência no cosmos", diz Shostak. "Evoluem em períodos de tempo infinitamente mais rápidos que seres biológicos, e poderia ser até mesmo que as primeiras máquinas na cena galática dominariam a inteligência na galáxia. É um cenário em que o vencedor conquista tudo".

Shostak conclui: "Não é fácil tentar determinar a melhor estratégia para o SETI descobrir essas super-inteligências".

Shostak considera a vida biológica apenas uma forma de transição para o que acredita ser "Um futuro onde máquinas e formas de vida serão um só". Muitos estudiosos veem a visão de Seth Shostak como válida, podemos pegar como exemplo o processo evolutivo da raça humana. Novas tecnologias são desenvolvidas todos os anos, estamos ficando cada vez mais próximos de um futuro onde humanos e máquinas serão um. Hoje, no século XXI já se trabalha o uso de nano tecnologia para melhorar o desempenho do cérebro, e próteses robóticas já são uma realidade. O que nos espera nos próximos 50 anos ?

Civilizações extraterrestres avançadas podem ter passado pelo mesmo processo. A ideia trabalhada pelo astronomo Seth Shostak é aceitavel, não sabemos o que nos espera lá fora. Enquanto civilização nosso conhecimento é muito limitado. Para encontrar formas de vida devemos pensar nas várias possibilidades.

Enquanto isso, o SETI continua sua busca...