"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

06/09/2010

Ingrediente secreto, água no espaço!

A ESA Herschel (observatório espacial de infravermelhos) descobriu que a luz ultravioleta das estrelas é o ingrediente chave para a tomada de água no espaço, essa é a única explicação para o porquê de uma estrela agonizante ser cercada por uma gigantesca nuvem de vapor de água.

Cada receita tem um ingrediente secreto. Quando os astrônomos descobriram uma nuvem inesperada de vapor de água em torno do antigo astro IRC 10.216 em 2001, começou-se imediatamente a procura por sua origem. Estrelas como o IRC 10216 são conhecidos como estrelas de carbono. Inicialmente, eles suspeitaram que o calor da estrela fora evaporando cometas ou até mesmo planetas anões para produzir a água.

Agora, PACS Herschel e instrumentos SPIRE revelaram que o ingrediente secreto é a luz ultravioleta, pois a água é quente demais para ter vindo da destruição de corpos celestes gelados.

A pista vital foi encontrada por Herschel. Observações já tinha revelado a estrutura clumpy na poeira em torno do IRC 10216. A detecção de água fez os astrônomos do Herschel perceberem que a luz ultravioleta em torno de estrelas podem alcançar em profundidade o envolto de poeira entre os grupos e quebrar moléculas de monóxido de carbono e monóxido de silício, liberando átomos de oxigênio, os átomos de oxigênio, em seguida, se ligam a moléculas de hidrogênio, formando água.

Na Terra, os compostos de carbono e água são os principais ingredientes para a vida. Agora, graças à Herschel, sabemos que tanto pode ser feita em torno de 10.216 IRC, e que o ingrediente secreto para a água é a luz ultravioleta de estrelas circunvizinhas.

Fonte