"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

15/08/2010

Possivel fraude. Ovni na Ilha de Trindade

Em 1958 o fotografo Almiro Baraúna registrou imagens de um objeto na Ilha de Trindade, a 1,2 km da costa do Espírito Santo que até hoje eram tidas como autênticas. Em uma reportagem feita pelo Fantástico e exibida no dia 15 de Agosto, uma sobrinha do fotografo afirmou que Almiro Baraúna falsificou as imagens, usando como material colheres e um fundo branco.

No vídeo abaixo Almiro explica em detalhes como foi o avistamento, a reação das pessoas que estavam no Navio da marinha e o momento em que registrou as imagens. Vídeo:


Se os entrevistados pelo Fantástico realmente estiverem falando a verdade, infelizmente Almiro Baraúna será lembrando por uma fraude, onde agindo de má fé enganou estudiosos que dedicam suas vidas ao fenomeno Ovni.

De fato estudos envolvendo aparições de Ovnis devem ser feitos com muito cuidado. Em muitos casos o Objeto Voador não Identificado não passa de um planeta, ou um satélite. Em outros, fenomenos atmosfericos são a explicação para aparições de luzes no céu. Certamente centenas de aparições podem ser facilmente explicadas como Fenomenos Atmosfericos, planetas e Satélites, ou simplesmente uma fraude.

E claro, como todos nós sabemos, existem também os inúmeros casos que constroem a base do estudo ufologico. De avistamentos e registros de nossos antepassados que povoaram a Terra em um passado distante, ao registro contemporâneo que ainda deixa instituições como a Aéronautica sem explicações e achando melhor ocultar casos de avistamentos, perseguições e quem sabe até um possivel contato.