"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

28/08/2010

O mais rico sistema planetário já visto

O mais rico sistema planetário já visto até hoje é composto por cinco planetas que orbitam uma estrela do mesmo tipo que o Sol. Com o nome de HD 10180, a estrela que ganha destaque dentre bilhões faz parte de um sistema planetário muito parecido com o nosso. A informação foi divulgada esse mês pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês).

Foi descoberto também uma semelhança entre o sistema que orbita a HD 10180 com o nosso Sistema Solar - a distância dos planetas para HD 10180 segue um padrão regular, assim como os nossos para com o Sol. "Descobrimos o que parece ser o sistema com mais planetas encontrado até agora", diz Christophe Lovis, autor principal do artigo científico que apresenta os resultados.

Foram precisos seis anos de estudos e analises para a observação do novo Sistema. Os registros de 190 medições possibilitaram a observação de minúsculos movimentos na estrela, para a frente e para trás, causados pelas interações pelos planetas. Os cinco sinais mais fortes vinham de corpos com a massa do tipo de Neturno - entre 13 e 25 vezes a massa da Terra - e com órbitas que duram entre seis e 600 dias terrestres.