"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

30/03/2010

Enfim feito! Big Bang é recriado no LHC

Em setembro de 2008 por causa de superaquecimento o acelerador de particulas foi fechado. Após todo este tempo e mais de 30 milhões de dólares investidos para o conserto da máquina, cientistas anunciaram ter conseguido nesta terça-feira dia 30 de março a tão esperada colisão entre prótons de energia.

Pela primeira
vez na história da humanidade físicos conseguiram recriar o Big Bang em escala microscópica.

“Muitas pessoas esperaram muito tempo por este momento, mas sua paciência e dedicação está começando a render dividendos" Comemorou Rolf Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear.

Reportagem



As colisões múltiplas a uma energia recorde (7 TeV, ou 7 trilhões de eletronvolts) criam "Big Bangs em miniatura", produzindo dados que milhares de cientistas passarão anos futuros analisando.

Acelerar prótons a 7 trilhões de eletronvolts significa que eles correm a 99,99% a velocidade da luz (cerca de 300 mil km por segundo), ou 11 mil voltas por segundo no megatúnel de 27 km.

O primeiro e mais importante passo já foi dado. Por meio de metodos cientificos é possível recriar a origem do Universo em escala micróscopica. Grandes e importantes momentos são estes caros leitores.

Abraço pessoal!