"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

19/01/2010

Quicklauncher. Um novo conceito?

Em 1992 John Hunter construiu um super canhão de 130 metros de comprimento para lançar foguetes supersônicos, levando em consideração que para colocar uma carga de 1 kg são necessários 10 mil dólares, finalmente nossos queridos fisicos começaram a pensar.

Já aproveitanto a idéia de John Hunter e pensando no dinheiro gasto atualmente para se colocar um satelite em órbita está sendo estudado com afinco a possibilidade da construção de um canhão batizado como Quicklaunche para lançamentos. Segundo Hunter a pressão criada pelo canhão seria suficiente para lançar uma carga útil de 450 kg a seis quilômetros por segundo. O valor do lançamente seria de 500 dólares por quilo, o que é ainda mais animador para agencias espaciais.

Estima-se que o primeiro disparo será feito em fevereiro com um protótipo de apenas 3 metros, e o teste definitivo com o canhão quilometrico será feito em até 7 anos. De acordo com Hunter, o custo estimado para a construção do Quicklauncher é de cerca de 500 milhões de dólares. A proposta do cientista é operar o "Quicklauncher" a partir do oceano próximo à linha do equador, onde a maior rotação da Terra ajudará a impulsionar a carga em direção ao espaço. O canhão iria flutuar com metade do seu comprimento abaixo da superfície.

Abraço pessoal!