Em 1992 John Hunter construiu um super canhão de 130 metros de comprimento para lançar foguetes supersônicos, levando em consideração que para colocar uma carga de 1 kg são necessários 10 mil dólares, finalmente nossos queridos fisicos começaram a pensar.

Já aproveitanto a idéia de John Hunter e pensando no dinheiro gasto atualmente para se colocar um satelite em órbita está sendo estudado com afinco a possibilidade da construção de um canhão batizado como Quicklaunche para lançamentos. Segundo Hunter a pressão criada pelo canhão seria suficiente para lançar uma carga útil de 450 kg a seis quilômetros por segundo. O valor do lançamente seria de 500 dólares por quilo, o que é ainda mais animador para agencias espaciais.

Estima-se que o primeiro disparo será feito em fevereiro com um
protótipo de apenas 3 metros, e o teste definitivo com o canhão quilometrico será feito em até 7 anos. De acordo com Hunter, o custo estimado para a construção do Quicklauncher é de cerca de 500 milhões de dólares. A proposta do cientista é operar o "Quicklauncher" a partir do oceano próximo à linha do equador, onde a maior rotação da Terra ajudará a impulsionar a carga em direção ao espaço. O canhão iria flutuar com metade do seu comprimento abaixo da superfície.
Abraço pessoal!