"A descoberta consiste em ver
o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." - A. Szent-Gyorgyi


codigo aqui

09/10/2009

Sonda da Nasa chega à superfície lunar

Washington, 9 out (EFE).- A sonda "LCROSS" da Nasa (agência espacial americana) e seu foguete "Centaur" fizeram hoje um duplo impacto no fundo da cratera Cabeus no pólo sul da Lua, em uma operação que busca confirmar a presença de água no satélite natural da Terra O primeiro impacto, às 8h31 de Brasília, foi produzido pelo foguete vazio de mais de duas toneladas, que gerou uma coluna de poeira que subiu sobre o topo da cratera, a mais de seis quilômetros de altura.

Vídeo:



Em seguida, pouco mais de três minutos depois, a sonda "LCROSS" ("Lunar Crater Observation and Sensing Satellite") cruzou a esteira de pó, da qual recolheu informação antes de cair.

Segundo os cientistas da Nasa, se efetivamente existe água no fundo da cratera, esta foi lançada ao espaço devido ao duplo impacto e o conseguinte aumento da temperatura.

Uma vez fora da cratera, a água (H2O) ficou exposta à radiação solar e suas moléculas devem ter se separado em seus respectivos átomos de hidrogênio e oxigênio.

O duplo impacto foi o capítulo final da missão "LCROSS", que começou com o lançamento da sonda em 18 de junho e que a levou a realizar órbitas em torno da Terra e da Lua sobre uma trajetória de quase 9 milhões de quilômetros pelo espaço.


FONTE: Último Segundo (IG)